sexta-feira, 16 de maio de 2014

EM SUA HOMENAGEM - mulheres da minha vida

               Esse é um momento muito especial. Um momento que faço  questão, de dividir com todas vocês. A história desta mulher: mãe, avó, bisavó e tataravó, é comovente; uma lição de vida. 
           Rosélia da Silva, é minha avó, mãe da minha mãe. Nasceu em 1913, isso mesmo, há 101 anos atrás. Filha de uma escrava recém liberta  que casou-se com um um Português. Sua mãe teve 9 gestações de gêmeos. Poucos sobreviveram. restando apenas 3 filhos, um deles - Rosélia.               
          Rosélia, aos 9 anos de idade, já trabalhava em casa de família.Era dama  de companhia, cuidando de duas irmãs gêmeas que tinham quase a mesma idade que a sua .                        Antigamente, em casa de gente rica, as crianças aprendiam a ler e escrever, com a professora em casa. Assim, Rosélia, por uma frestinha na porta, enquanto as gêmeas tinham sua aula, aprendeu a ler e escrever. Sonho de Rosélia, ter uma caligrafia linda.
         Muito nova, foi obrigada a casar, é claro, com um homem muito mais velho , alfaiate, e que acabou por deixá-la com quatro filhos e sozinha. Mais tarde, já aos 38 anos de idade, conhece um descendente alemão, que se encanou pela sua "morenice". O  qual casou-se, e foi realmente feliz.
        Apesar desta vida sofrida, trabalhando desde a infância e com tantos desencontros. Essa mulher, não mediu esforços , para que eu estudasse, conquistasse minha habilitação para motorista, me tornasse uma profissional dedicada, me ensinou a ser uma pessoa honesta. É, e sempre foi minha fã número 1.
         Por tudo isso, por todo amor que tenho por ela, dedico esta homenagem a minha querida avó Rosélia.  A sala de cursos do Atelier Michelle Tavares, a partir de hoje se chama Sala de Cursos Rosélia da Silva




Esta placa, foi pintada à Mão, pela talentosa artista e minha querida sogra Tereza Esteves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário