Rosélia da Silva, é minha avó, mãe da minha mãe. Nasceu em 1913, isso mesmo, há 101 anos atrás. Filha de uma escrava recém liberta que casou-se com um um Português. Sua mãe teve 9 gestações de gêmeos. Poucos sobreviveram. restando apenas 3 filhos, um deles - Rosélia.
Rosélia, aos 9 anos de idade, já trabalhava em casa de família.Era dama de companhia, cuidando de duas irmãs gêmeas que tinham quase a mesma idade que a sua . Antigamente, em casa de gente rica, as crianças aprendiam a ler e escrever, com a professora em casa. Assim, Rosélia, por uma frestinha na porta, enquanto as gêmeas tinham sua aula, aprendeu a ler e escrever. Sonho de Rosélia, ter uma caligrafia linda.
Muito nova, foi obrigada a casar, é claro, com um homem muito mais velho , alfaiate, e que acabou por deixá-la com quatro filhos e sozinha. Mais tarde, já aos 38 anos de idade, conhece um descendente alemão, que se encanou pela sua "morenice". O qual casou-se, e foi realmente feliz.
Apesar desta vida sofrida, trabalhando desde a infância e com tantos desencontros. Essa mulher, não mediu esforços , para que eu estudasse, conquistasse minha habilitação para motorista, me tornasse uma profissional dedicada, me ensinou a ser uma pessoa honesta. É, e sempre foi minha fã número 1.
Por tudo isso, por todo amor que tenho por ela, dedico esta homenagem a minha querida avó Rosélia. A sala de cursos do Atelier Michelle Tavares, a partir de hoje se chama Sala de Cursos Rosélia da Silva.
Esta placa, foi pintada à Mão, pela talentosa artista e minha querida sogra Tereza Esteves.
Nenhum comentário:
Postar um comentário